Estrelas além do tempo! As mulheres desconhecidas da NASA
- O clube do livro
- 21 de fev. de 2017
- 4 min de leitura

Sinopse:
Em 1961, em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar a parte. É lá que estão Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe).
A história do filme, baseado numa história verídica, retrata a vida dessas mulheres na NASA, brilhantes cientistas afrodescendentes em seu trabalho como “computadores” e sobre a sua grande amizade também que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA, que não é fácil no momento que se encontrava os EUA.
A questão racial e da segregação é latente e em muitas partes do filme. Essas mulheres foram responsáveis (não sozinhas claro, mas em significativo trabalho) por lançar Jonh Glenn em órbita sendo uma das maiores operações da história da NASA e que incentivou a corrida espacial norte americana e restaurou a confiança da nação. Além disso, elas são motivo de inspiração e pioneirismo em sua linha de gênero e raça.

Curiosidades do filme:
- O longa é baseado numa história verídica e por meio da adaptação do livro "Estrelas Além do Tempo" (Hidden Figures: The Story of the African-American Women Who Helped Win the Space Race), de Margot Lee Shetterly. Adaptado por Allison Schroeder e Theodore Melfi, que nunca foram indicados na categoria.
- O produtor Pharrell Williams também supervisionou todos os elementos musicais e a trilha sonora do longa.
- Em uma cena em que Paul Stafford (Jim Parsons) fala com os engenheiros da NASA, há um rosto especial no meio da multidão. Trata-se de Mark Armstrong, filho do astronauta Neil Armstrong. Ele foi convidado por Ken Strunk para aparecer na cena e se juntou aos outros atores que representam os engenheiros da NASA.
- Uma das discriminações sofridas por Katherine no local de trabalho foi quando seus colegas de trabalho exigiram que ela utilizasse um pote de café separado. Sempre que a área de café do escritório é mostrada, a marca de café que eles usam - Chock Full o'Nuts - fica visível. Trata-se de uma marca importante no contexto histórico, visto que, em 1957, a Chock Full o'Nuts foi uma das primeiras grandes corporações de Nova York a contratar um executivo negro como vice-presidente corporativo.
- O filme conta com 3 indicações ao Oscar: Melhor filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Octavia Spencer) e Melhor Roteiro Adaptado (Theodoro Melfi)
- No SAG (Screen Actors Guild), Sindicato dos Atores o longa levou um dos prêmios mais importantes: o de Elenco!
- O filme está com 7,9 de nota do IMDb e 92% no Rotten Tomatoes.
Nossas opiniões:
Jan: Minha pergunta inicial será: Como não amar esse filme??!! Acredito que só tenho elogios à ele. Hidden Figures trata acerca do papel feminino em acontecimentos importantes, assim como o racismo que imperava fortemente nos Estados Unidos no século passado. Lógico que ainda existem problemáticas raciais até hoje, mas é algo que foi mascarado. As ofensas destinadas às mulheres negras foram explicitamente colocadas de maneira mais cômica e esdrúxula para vermos o quão patético o ser humano pode ser. O filme traz que não é a classe social, o gênero ou a raça que define quem é inteligente ou estúpido. Intitulado no Brasil de Estrelas Além do Tempo, o longa fala de três mulheres super genias na matemática, física e química, ou seja, do curso de exatas, e eu me identifico não apenas por amar matemática, mas por poder dizer que sou nerd mesmo.... e fazer o quê??!! São três mulheres (tipo eu e minhas miguxas aqui) que apesar das dificuldades da época, lutaram, estudaram e conquistaram seus objetivos através dos seus méritos. Hidden Figures tomou por completo meu coração já na primeira cena...é um filme para rir, refletir e se emocionar. Além do mais, o filme conta com a participação do meu personagem favorito do mundooooo (Sheldon de The Big Bang Theory) e ele está incrível, inteligente e debochado como sempre kkkkk já amo!! Para defensoras do Empowerment Women, esse filme é espetacular!! I’m done!! (Faz de conta que joguei o microfone no chão).
Ionah: O que são essas mulheres? Claro que o filme ajuda muuuuito a contar um "história para vender", mas quando fiz a pergunta falo na questão da personalidade. Da lista do Oscar foi o mais fofo que vi, é engraçado, dramático e um que de romance que não poderia faltar. Torci muito por elas, e fiquei muito triste com a questão racial, e da feminina. A segregação racial foi algo muito forte nos EUA, e até hoje o país colhe dessa mazela que o sistema impôs. É triste ver no filme mulheres tão inteligentes que não são valorizadas pela sua cor ou apenas por ser mulher, precisamos ainda quebrar essas barreiras arcaicas e nos humanizar mais. O filme, basicamente é centrado nelas e a atuação é incrível (o SAG não foi a toa né?), o foco está nas carreiras e desafios dentro da NASA, é leve demais assistir e trás no final essa critica ao sistema. Eu recomendo assistir!
Dri: Essas três mulheres são uma inspiração! Enquanto assistia o filme e ia conhecendo a história, eu não parava de pensar que aquela história era real, e que passaram anos para ser contada, e que elas são brilhantes, inteligentes e estavam por trás da contribuição para grandes marcos históricos, e que não receberam a valorização que mereciam. Então, só por isso, esse filme já é maravilhoso. É terrível acompanhar algumas cenas desse filme, o preconceito estampado o tempo todo, mas, elas são mulheres negras que fizeram diferente, e por isso, a história toma outra perfomance, sendo bem engraçada, romântica e muito inspiradora. As atrizes: Janelle Monáe, Octavia Spencer e Taraji P. Henson deixaram esse filme impecável e cativante, dando o melhor pra representar essas personagens. Amei!

Avaliação: ♥♥♥♥♥
Veja o trailer do filme, abaixo:
Opmerkingen